Rádio Voz Missionária Brás

VÍDEO: PM salva recém-nascido que se engasgou com água da banheira no DF

Segundo corporação, mãe foi até 9º Batalhão ao perceber que filho estava com dificuldades para respirar. Militar aplicou técnica de primeiros socorros. PM salva recém-nascido que se engasgou com água da banheira no DF

Policiais militares salvaram um recém-nascido que estava engasgado após engolir água da banheira, na noite desta sexta-feira (17), no Gama, no Distrito Federal (veja vídeo acima).

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

De acordo com os militares, a mãe foi até o 9º Batalhão de Polícia Militar ao perceber que o filho estava com dificuldades para respirar. No vídeo, um dos PMs aplicou uma técnica de primeiros socorros e conseguiu desobstruir as vias áreas do bebê.

Bebê engasga com água da banheira no DF

PMDF/Reprodução

"Estou tremendo ainda, mas não tenho palavras para agradecer o que a polícia fez por mim e pela vida do Samuel", completa a mãe do bebê no vídeo.

Manobra de Heimlich pode salvar vidas

Manobra de Heimlich: como aplicar para salvar vida durante engasgo

A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias.

O que é o engasgo?

O engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago);

Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar;

Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.

Manobra de Heimlich em bebês

Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).

Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.

Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.

Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.

Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

Manobra de Heimlich em adultos e crianças

Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia. A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho;

No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente;

Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja imagem acima). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão;

O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

👉 Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.

🚨 O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

🚨 Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

LEIA TAMBÉM:

CRIME: Exploração sexual de crianças e adolescentes: Rodovias federais tem 9.745 pontos vulneráveis

VÍDEO: Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets para o RS

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS